domingo, 30 de outubro de 2011

1ª Fase: Proteínas Puras!

Dieta Dukan

Olá malta,

Estes dias têm corrido bem!
Tenho seguido à risca a 1ª fase, esta noite fiz uma bela "mestela", cheguei a casa bem tarde, fiz uma omelete com 2 ovos, com uma lata de atum (ao natural, ou seja, em água), por cima vá de fiambre e para aconchegar o estomâgo um belo café com leite... mas comi tudo dentro da dieta!! Soube-me muito bem, mas agora estou mal disposta lolol!
Esta minha 1ª fase durará até sexta feira, 7 dias (eu sei que é de 2 a 4 mas há quem fale no máximo até 10, logo, vou fazer 7), assim sendo, o dia de pesagem será Sábado! Quero acreditar nos menos dois... (-2kg).
Aqui ficam os alimentos permitidos desta Fase:

Dieta Dukan: Fase 1 – A fase das proteínas puras (PP)
Fase de ataque:
Durante a primeira fase da dieta dukan, que dura entre 2 a 4 dias, apenas se pode comer proteínas puras. O consumo exclusivo de proteínas ajuda a uma rápida perca de peso. Pode comer a quantidade que quiser destes ingredientes, deve ter o cuidado em não utilizar nenhum tipo de gordura na sua confecção. Prefira comer grelhados, a vapor, cozidos….
Alimentos permitidos na primeira fase da dieta dukan:
  • vitela
  • carne de vaca
  • carne de aves sem a pele (excepto o pato e o gansos)
  • fiambre ligth
  • ovos
  • tofu
  • presunto
  • todo o tipo de peixes e mariscos
  • lacticínios magros
  • Devemos beber 1,5 litros de líquidos por dia, pode beber água, café e chá, estas duas últimas bebidas devem ser consumidas sem adição de açúcar.
(Tenho falhado na quantidade de água... tenho bebido cerca de... 1lt por dia... e é porque é Luso Limão, senão nem isso...)

Bom resto de Domingo e Boa Dieta!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HELP!!



Oi malta...

Desde já agradeço a força e motivação de todas... Caroço: gostei da dieta, básicamente igual à da minha nutricionista, estou um pouco cansada desses modelos, e ansiosa de começar a minha Pós-Graduação em Nutrição e Dietética para aprender a gerir "as minhas dietas" e personaliza-lás ao máximo, dado que já nem tudo funciona comigo, dei cabo do meu metabolismo com as loucuras que fiz... mas enfim! Obrigada pela ajuda e pelos conselhos... :)
A "Prevenir" do mês de Novembro já está nas bancas, adivinhem qual é um dos artigos de capa? Uma das minhas dietas favoritas a "Dunkan", aquela à qual todas as estrelas de Hollywod aderem.
Há um ano atrás fiz durante algum tempo e deu bastante resultado, acho que vou fazê-la novamente... a revista explica muito bem!
De qualquer forma deixo os princípios nos quais a Dieta se baseia.

Origem da dieta Dukan

A dieta Dukan nasce pela mão do médico francês, especialista em nutrição, Pierre Dukan com a intenção de ajudar todas aquelas pessoas com problemas de excesso de peso.
O Dr. Pierre Dukan é o autor do livro “E não se emagrecer?”.
A Dieta Dukan é uma dieta hiper proteica, ou seja é rica em proteínas e pobre em gorduras e carboidratos.

As 4 fases da dieta Dukan
  • Fase de ataque: durante esta primeira fase da dieta Dukan, que dura entre dois e quatro dias, apenas se pode comer proteínas puras. Desta forma consegue-se uma rápida perca de peso. Os alimentos que se podem comer nesta fase são: Carne, todo tipo de peixe e mariscos, ovos, tofu, presunto e produtos lácteos magros.
  • Fase de velocidade de cruzeiro ou de introdução das hortaliças: esta fase durará até que se alcance o peso desejado. São consumidos os mesmos alimentos que na fase de ataque, mas acrescentando verduras e hortaliças. Nesta fase alterna-se um dia em que apenas de pode comer proteínas com outro em que se junta as hortaliças e as verduras às proteínas. Nesta fase ainda é proibido comer leguminosas, cereais, batatas, ervilhas e abacate.
  • Fase de consolidação: esta fase tem uma duração de 10 dias por cada quilo que se tenha perdido. Com isto pretende-se evitar o efeito de recaída. Os alimentos que são proibidos durante a sua duração são: pão, queijo, batatas, arroz, milho e frutas. Aqui a pessoa pode comer a seu gosto (com moderação) duas vezes por semana.
  • Fase de estabilização: nesta fase volta-se a uma alimentação normal, sempre muito equilibrada. Existe um requisito que se deve cumprir sempre, se se quer evitar recuperar os quilos perdidos, deve-se escolher um dia por semana onde se leva a cabo a primeira fase da dieta Dukan. É uma medida que vai ajudar a não ganhar peso.
Desde o inicio da dieta dukan deve-se beber 1,5 litros de líquidos por dia, água, chá ou qualquer outra infusão que não deve ter nenhum açúcar.
Também se deve tomar todos os dias farelo de aveia que se pode comer misturado com leite ou com iogurte.
Se quer mesmo obter os melhores resultados, deve também acostumar-se a caminhar todos os dias durante 20 minutos ou 30 minutos.

Vantagens da dieta Dukan

Estas são algumas das vantagens proporcionadas pela dieta Dukan:
  • Uma perca rápida de peso no primeiro mês.
  • Apenas são consumidos alimentos naturais.
  • Preserva a massa muscular.
  • O consumo de proteínas acalma a sensação de fome.
  • A lista de alimentos permitidos é extensa.
  • A dieta Dukan é fácil de seguir mesmo que se coma fora de casa.
  • Na terceira fase é permitido, duas vezes por semana, comer o que se queira.
  • Com a fase de estabilização e consolidação tenta-se evitar o tão temido efeito de recaída.

Inconvenientes da dieta Dukan

A Dieta Dukan, como quase todas, também apresenta alguns inconvenientes que se tem de ter em conta se for seguida:
  • A rápida perda de peso pode provocar uma carência de vitaminas, fibras e sais minerais. É possível que seja necessário tomar suplementos alimentares.
  • Devido ao consumo exclusivo de proteínas na primeira fase pode surgir cansaço ou esgotamento.
  • Quando se toma tantas proteínas é possível haver dificuldades nas idas à casa de banho.
  • A perda rápida de peso pode provocar fadiga.
  • Podem aumentar (momentaneamente) os níveis de colesterol.
  • Se não forem seguidos todos os passos da dieta é fácil recuperar o peso perdido.
  • Não há ingestão de gorduras saudáveis.

O nosso conselho

Sempre que se segue uma dieta proteica, como a dieta Dukan, estamos a sobrecarregar o fígado e os rins pelo que é recomendável tomar uma infusão hepática e renal após as refeições.
Como sempre o nosso conselho é que se decidir perder esses quilos a mais, a primeira coisa que deve pensar será em consultar um bom profissional que oriente e aconselhe sobre qual será a dieta mais adequada para si.
Continue sempre a fazer (mesmo quando não está a fazer dieta) uma alimentação saudável e equilibrada. Pratique diariamente algum tipo de exercício físico e conseguirá manter um peso correcto.

Boa Dieta e Bom fim de semana!

P.S: Tenho que confessar... tive um convite irrecusável para almoçar, fui a um rodizio, mas só comi carne magra e legumes... mas cedi a uma tarte de maçã na desert (no máximo ingeri 300cal, mas mesmo assim é muito para mim, ai ai ai)... no entanto compensei durante todo o dia, ou seja, descompensei... vá de galõezinhos lol!

(DES)Ânimo...

Olá malta,

Já deu para perceber que ando desanimada... pois é, faltei esta semana à Nutri e por isso decidi começar uma dieta das "minhas", o pior é que, se não resultar a coisa complica... Voltei ao meu maior pesadelo, a contagem calórica, sendo que contá-las é o que me faz sentir melhor e mais tranquila quando estou nestas fases, regrido...

Aqui fica a dieta do momento:
Pequeno-almoço (9h30)
Chá diurético
2 fatias de pão integral (Lidl ou Pingo Doce, as calorias são práticamente as mesma 58 por fatia, há séculos que não comia pão, estava a morrer de saudades!)
Fiambre de perú (como estas são bem fininhas, decidi pôr 4 ou seja (12x4) 48 calorias)
1 colher de creme ligth para barrar (o do Lidl é fantástico só tem 61 cal por 100g, logo uma colher de chá qu)e são mais ou menos 15g dá cerca de 9 cal, e é bem delicioso).
(Total: 173 cal)

(Isto já foi, agora o objectivo é o seguinte...)
Merenda da manhã (11h)
2 bolachas de arroz (2x27cal)
(Total: 54cal)

Merenda da manhã 2 (12h)
1 yogurte natural magro (os do Lidl são maravilhosos porque apenas têm 31 cal por 100g, logo 1 copo de yogurte de 125g tem apenas 38 cal)
(Total: 38 cal)

Almoço (13h/13h30)
Salada de atum com:
Rucúla (5cal+/-) + Agrião (5cal+/-) + Cebola (20 cal) + Atum ao natural (80cal) + 2 tomates chucha (25x20 50cal) + Azeite (1 colher de sopa 90cal, pois é... o azeite também conta) + Vinagre + Sal + Oregãos
(Total: +/- 250)

Lanche 1 (16h30)
1 maçã verde (65/70cal)

Lanche 2 (18h30)
1yogurte magro natural (38cal) + 1 chá verde

Jantar (20h30)
Rucúla (5cal+/-) + Agrião (5cal+/-) + Cebola (20 cal) + Azeite (1 colher de sopa 90cal) + Vinagre + Sal + Oregãos + 2 crepes de legumes no forno (80x2=160cal)
(Total: 260cal)

Se houver...
Ceia:
Chá verde

(Total do dia: 173+54+38+250+70+38+260= 883 cal)

Vejam http://adietadajo.blogspot.com/2010/07/calorias.html aqui perceberão muito bem a lógica da gestão de calorias!

Boa Dieta!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia de Pesagem! Dica do dia: Café com Leite!

Olá amigas,

Hoje é dia de "Pesagem", não fui à Nutricionista (esta semana vou fazer uma dieta das minhas... só espero que corra bem), pesei-me em casa, e tal como estava à espera perdi peso... mas sair destes 57kg tem sido muito difícil, no entanto hoje a balança deu 56.8kg o que me deixa super feliz! Agora é preciso continuar a perder... Pois bem, há cerca de 1 ano e meio quando comecei a trabalhar na minha Reeducação Alimentar (com alguns acidentes de percurso pelo meio, infelizmente...), fiz do "Galão" o meu melhor amigo, porquê? Bem, na altura como andava a contar calorias e tudo era altamente controlado, lanchar 22 calorias sabia-me bem e mais importante que tudo, saciava-me, no entanto, quando comecei a petiscar outros lanchinhos o corpo estranhou e imediatamente engordou porque alguns eram com açúcares, sumos de fruta, batidos, etc, isto é, não podemos ser muito restritivos e limitar a nossa ingestão a alimentos hipócaloricos, porque depois qualquer alimento mais rico em calorias vai causar um impacto desagradável (faço-me entender?), o segredo é diversificar e sermos moderados, nem 8 nem 80, porque como se costuma dizer "quando se perde peso muito rápidamente, rápidamente se recupera o que se perdeu quando se volta à rotina alimentar".

Conselho: Dieta inicialmente, sim! Ou seja, devemos cortar alimentos que são prejudiciais à nossa saúde quando consumidos regularmente, mas insistir na reeducação alimentar, aprender a escolher, aprender a comer e aceitar conhecer coisas novas, fazendo dessas descobertas hábitos de vida!

Acreditem que não é fácil já termos tido o peso desejado e depois de tanto esforço, vê-lo voltar a passos largos... Tudo isto para dizer que agora com o friozinho o "galão" voltou a ser o meu melhor amigo ao pequeno almoço e lanche, e leite ao pequeno almoço é óptimo para quem quer perder peso! Que bem que me sabe e consola... são em média 22 cal... se for com leitinho magro atenção, e com café já feito, não com café em pó, porque senão um copo de 250ml de leite magro dá 86, mais as 20 do café solúvel dá quase 100 cal, atenção sem açúcar! Toca a voltar às cafeteiras das nossas avós, que para além de fazerem um cafézinho delicioso perfumam a cozinha...
Vejam só o que dizem os "experts"...

Novos estudos que confirmam a importância de tomar café da manhã garantem que a refeição é ainda melhor se o leite estiver incluído nela, hábito que pode ajudar muito na perda ou na manutenção de peso. "São dois pequenos passos que poderiam representar uma diferença significativa", disse James O. Hill, pesquisador de questões relacionadas à obesidade, nas conclusões dos relatórios divulgados em Nova York.
Para o especialista, há cada vez mais evidências de que tomar um bom café da manhã com leite pode ser uma solução "poderosa para se ter um peso saudável". Os estudos indicam que as pessoas que tomam café da manhã, especialmente cereais com leite com baixa gordura, geralmente são mais magras que as que eliminam as refeições pela manhã ou comem outras coisas.
Além disso, apontam que, a longo prazo, é mais provável que os que tomam café da manhã tenham sucesso na manutenção de um peso saudável. A pesquisa de Hill analisou os hábitos alimentares de cerca de 3 mil adultos do Registro Nacional de Controle de Peso.
Essas pessoas, que quase sempre tomavam café da manhã e escolhiam cereais com leite para a primeira refeição do dia, mantiveram uma redução de peso de pelo menos 13 quilos por ano.
Hill citou três experiências clínicas recentes. Nelas, adultos acima do peso que não tomavam leite começaram a incluir três copos diários da bebida em uma dieta de baixas calorias. Após essa mudança de hábito, elas perderam mais peso e mais gordura corporal que os indivíduos que simplesmente reduziram o consumo de calorias e não tomavam ou bebiam pouco leite.
As pesquisas sugerem que a mistura de nutrientes encontrados no leite, como o cálcio e a proteína, podem melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura. No entanto, apesar da crescente evidência que mostra claramente os benefícios do café da manhã e do leite, cada vez mais mulheres eliminam essa refeição de suas dietas, de acordo com Anne Mixen, gerente de contas da companhia de marketing Grupo NPD.
"Um terço das mulheres adultas de 18 a 44 anos de idade eliminam definitivamente o café da manhã ou comem apenas alguma coisa", disse a especialista. Quando não tomam café da manhã em casa e optam por comer no caminho para o trabalho, as mulheres costumam escolher sanduíches e bolos.
De qualquer forma, poucas vezes esses cafés da manhã fora de casa incluem cereais e o leite é substituído por café, suco ou refrigerantes.
De acordo com a empresa de consultoria em nutrição Elizabeth Somer, "dois dos erros mais comuns quanto à dieta cometidos pelas mulheres que estão tentando perder peso consistem em eliminar o café da manhã e evitar os produtos lácteos". Segundo a empresa, algumas mulheres não tomam café da manhã com o objetivo de reduzir calorias, mas o certo é que "alguns estudos mostram que as pessoas que não fazem uma refeição pela manhã consomem mais calorias durante o dia".

Este artigo é muito interessante (está em inglês, mas leiam!)
http://news.theage.com.au/national/swap-juice-for-milk-to-keep-kilos-off-20081119-6akq.html

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dica do dia: Chá de Anis!

Olá malta,

Já há algumas semanas, na casa de uma grande amiga, descobri o chá de Anis, eu experimento tudo e mais alguma coisa, sem receio provo o desconhecido, degusto o que é delicioso e tenho prazer em cheirar o que me traz boas recordações... aconteceu com o chá de Anis, assim que o cheirei lembrei-me de uns rebuçados que a minha avó tinha sempre em casa, provei em versão de chá e degustei-o até me fartar... o que não aconteceu.
Cansada de chá verde, vermelho, branco e de camomila, decidi agora beber este, pelo menos uma chávena por dia, todos conhecemos os beneficios do chá, mas também é importante variar para que possamos usufruir dos beneficíos de todos.
Aqui deixo algumas informações que me parecem interessantes e pertinentes para quem quiser exprimentar...

PRINCIPIOS ATIVOS:

Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral.

O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elobora o medicamento Tamiflu, um anti-viral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da "gripe aviária" e agora mais recentemente na "gripe suína".

A especiaria, originária da China e Japão, é usada na composição do antiviral Tamiflu (oseltamivir), apontado como um dos únicos medicamentos capazes de aliviar os sintomas da gripe suína ao impedir que o vírus se multiplique e invada outras células do organismo.

MEDICINA POPULAR

Na medicina popular a espécie é empregada há séculos para tratar problemas de falta de apetite (ups!!), dispepsias, gastrites, espasmos gastrointestinais e problemas respiratórios, sendo que a atividade expectorante já foi comprovada científicamente. Bebês e mulheres grávidas devem consumir com cautela.
ANIS ESTRELADO
O “Anis Estrelado” nasce numa árvore da mesma família da Magnólia,que pode alcançar cinco metros de altura e é a partir do seu “fruto” acastanhado em forma de estrela que se produz o, até agora, mais potente fármaco capaz de travar a propagação da terrível estirpe do vírus da gripe aviária – H5N1. A Planta existia apenas em quatro províncias chinesas, mas a sua cultura generalizou – se no mundo ocidental quando chegou a Europa pela mão dos ingleses.

Conhecido por ter um efeito antisséptico, anti – inflamatório, calmante, digestivo e diurético, o “Anis Estrelado” foi utilizado durante milhares de anos na Ásia Ocidental como tempero para alguns pratos e mais tarde como tratamento medicinal, e em recentes pesquisas apontam como a nova arma contra a Gripe H1N1 (Gripe Suína).

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ANIS ESTRELADO

O chá de Anis estrelado é indicado para: gripes, cólicas, nauseas, doenças da bexiga, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante, fluidificante das secreções brônquicas, anti-séptica, aromática, calmante, carminativo, digestivo, diurético, estimulante, estomáquico....


É sonífero, abre o apetite, acalma inflamações do estômago e é um antídoto contra mordeduras de escorpiões e, além disso, tonifica o coração, é expectorante, anti-séptico, cura os soluços, elimina o mau hálito. Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais.

O anis é uma planta digestiva e estimulante. Evita náuseas, enjoos e vômitos. Alivia cólicas, combate o reumatismo, é diurético, digestivo e estimulante. Usa-se contra dores nervosas, catarros, tosse crónica e digestões lentas.
Boa Dieta!!

sábado, 22 de outubro de 2011

A importância da Nutrição na nossa vida!


Olá malta,

Tenho sentido cada vez mais necessidade de aprofundar os meus conhecimentos em Nutrição, a reflexão faz-nos perceber a importância das coisas, nomeadamente o impacto que pequenos comportamentos têm na nossa vida e na nossa saúde, quer psicológica (a que tenho formação) quer física (a que tenho necessidade de aprofundar). Assim sendo vou arriscar... Tenho um novo objectivo (que vou tentar conciliar com trabalho e Universidade) que é fazer formação Universitária em Nutrição e Dietética, e aí sim já poderei falar e aconselhar com a legitímidade de um profissional. E, quem sabe ajudar melhor e com mais qualidade aqueles que precisam...

Aqui ficam algumas informações básicas fundamentais

Nutrição?Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.

E o que são nutrientes e para que servem?
São substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e mineirais.

Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia. As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia.

As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

Infância
Até os 6 meses de idade, é indiscutível a importância do aleitamento materno exclusivo pois fornece todos os nutrientes importantes para o bebê, além de anticorpos e outras substâncias fundamentais. Com o passar dos meses e anos, a criança vai conhecendo e experimentando todos os alimentos, sendo essencial que a mãe já comece a incentivar uma alimentação equilibrada à criança.

A infância é a fase inicial onde ocorre a formação e crescimento. A alimentação nessa etapa é essencial para um crescimento e desenvolvimento adequados.

Nesta fase é importante respeitar horários e refeições a serem realizadas. A criança deve comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. Os pais não devem estimular o consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional. Lembre-se que os filhos são o reflexo dos pais, e isso ocorre também na alimentação.

Adolescência
Na adolescência ter uma dieta balanceada também é fundamental, pois as necessidades nutricionais nessa fase são maiores. É importante tomar cuidado, pois os adolescentes muitas vezes desejam ter um corpo magro e fazem qualquer coisa para consegui-lo, quase sempre sem orientação de um profissional da saúde, o que pode levar a deficiências nutricionais e transtornos alimentares como bulimia nervosa e anorexia nervosa, por exemplo. Os pais devem estar atentos e procurar sempre a ajuda de um profissional de saúde.

Os adolescentes geralmente comem muitos lanches, sem verduras e ricos em gordura. O consumo de frituras, doces e refrigerantes pode ocorrer em excesso. Estes e outros maus hábitos alimentares são freqüentes nesta fase. Por isso é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente e explicar porque há esta necessidade.

Além de ter uma alimentação equilibrada, com o consumo de todos os grupos alimentares, podemos enfatizar o consumo de cálcio, mineral importante para a formação do esqueleto, o ferro para o desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino e o zinco, contribuindo para o crescimento e a maturação sexual do adolescente.

Adultos
A fase adulta é a fase da manutenção, sendo também muito importante ter uma alimentação adequada. Talvez essa seja a fase mais difícil, pois depende dos hábitos alimentares adquiridos, fatores culturais, financeiros, entre outros. Apesar de tudo isso, se deve pesar a importância de uma alimentação saudável tanto para o bom funcionamento orgânico, como prevenção de doenças
e melhor saúde quando idoso.

Idoso
Nesta fase, a alimentação além de nutrir, poderá tratar determinadas doenças e proteger o organismo. Devem ser levados em conta alguns fatores, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos, etc. Pode acontecer também uma redução no paladar e do olfato.

Conforme a pessoa vai envelhecendo, as suas necessidades de energia vão diminuindo, porém, por outro lado, a necessidade dos nutrientes vai aumentando. Por isso, deve-se priorizar alimentos de alto valor nutricional.

Podemos perceber que muitos idosos deixam de comer alimentos mais consistentes, optando por outros de consistência pastosa, como sopas, chás, torradas, etc. É importante estimular a mastigação e o consumo de uma dieta completa e balanceada. Caso o idoso tenha algum tipo de doença é necessário ter um acompanhamento individual, com aporte nutricional adequado.

No geral, é importante consumir alimentos de grupos variados, na consistência adequada, conforme a capacidade que o idoso tenha de mastigar os alimentos. Além disso, comer de forma fracionada, evitando assim a sensação de empaturramento.

Outro ponto a ser ressaltado, é o consumo de água, muitos idosos não sentem sede ou não desejam beber líquidos devido a incontinência urinária, podendo correr riscos relacionados a desidratação e problemas renais.

Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida.

Bom Domingo e Boa Dieta!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

(DES)Esperança...

Olá malta,

Pois é... hoje não trago boas noticias... a balança não  me sorriu.
Claro que me sinto frustrada porque se que fiz tudo direitinho não era suposto, no entanto pequenas falhas, no meu caso, reflectem-se automaticamente na balança.
Passo a explicar, comi gelatinas de mais à noite, foi a semana da Monstruação e não resisti a umas quantas (3/4) no inicio das madrugadas... enfim. No Sábado foi o tal jantar... portei-me muito bem, mas não resisti à banana frita com gelado... descobri também uns batidos em pó que decidi experimentar, amei a composição nutricional porque tem muita proteína, mas hoje quando a minha nutricionista viu a composição alimentar, mostrou-me que têem tanto de proteína como têem de açúcar... ia caindo para o lado!! Como é que eu não vi os açúcares??? Então, trocando Batidos naturais sem açúcar por Batidos em pó hipercalóricos, no que dá? De 57.4kg passei para 57.7kg...
Esta semana, de volta à luta, mais vale ir buscar a proteína ao "franguinho assado", quem realmente puder deliciar-se com os Batidos em pó, força! Mas atenção às quantidades e cuidado com os açúcares, os valores nutricionais são bons, mas infelizmente o meu corpinho não aceita...

Malta, espero que esta semana corra melhor que a anterior.

Boa Dieta!

Hoje sinto-me assim...

   

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fim de Semana = Fim de Dieta? Terá mesmo que ser?


Oi malta!!
Que tal de fim de semana?
Pois bem, o meu foi fantástico, com direito a reunião familiar do sexo feminino! Juntei as mulheres da família e lá fomos socializar! Estas reuniões realizam-se maioritariamente onde? À mesa. Com o quê? Boa comida e bom vinho. Durante quanto tempo? Algumas horas. Que se finalizam como? Com sobremesa... ai... (suspiros).
Mas terá que ser mesmo assim? Qual o remédio para não sairmos da dieta ao fim de semana? Há quem diga (os entendidos) que por vezes basta um dia "livre" de dieta para ganharmos o que perdemos numa semana. O que algumas vezes nos leva a pensar "é melhor não ir porque depois não resisto?" "como vou aguentar ver toda a gente a comer sobremesa e eu não?"... STOP! Alerta!! Nada disso!

Depois, o que acontece é que até podemos estar com menos peso, mas corremos um sério risco de entrarmos em Depressão, devido ao isolamento que estamos a fomentar em nós.
A solução é SABER ESCOLHER, esta é a regra! Sim, uma regra bastante conhecida que aplicamos em tudo na nossa vida, senão vejamos: quando vamos às compras, compramos qualquer coisa que esteja em saldos porque é barata ou escolhemos o que adapta melhor a nós? Gostamos de uma peça linda, compramos porque é linda não tendo em conta o nosso número? Vemos uns sapatos fantásticos, compramos esse mesmo modelo mesmo sabendo que não aguentamos dar 10 passos com aqueles saltos, ou escolhemos uns lindos que consigamos andar e fazer na mesma boa figura? Quando casamos, qualquer vestido serve porque é de noiva? Então porque havemos de fazer isso com a comida??? Mais cuidado devemos ter ainda, por se tratar de um bem essencial mas que tem repercurssões enormes e significativas na nossa saúde.

Conselho:
Se possível escolham vocês o Restaurante, isso já limita em muito o que vamos comer,  a melhor opção é sermos nós a organizar, assim fica logo escolhido (é o que costumo fazer, organizo eu e todos ficam satisfeitos);

Não se deixem influenciar pelas escolhas da vossa companhia, tenham bem em mente o que podem ou não comer, e mesmo que fujam um bocadinho (em vez de frango assado, pato estufado por exemplo ou perú), não há problema, pior seria bifana frita, bitoque ou lasanha.

Assim que se sentarem, peçam logo sopa com legumes, enquanto os outros se deliciam com o pão, as azeitonas, os patês e as manteigas com sal, vocês aconchegam o estômago ocupam espaço e não se sentem intimidados por não estarem a comer. Ou então peçam imediatamente uma Cola 0%, enche o estômago, sabe bem e tira o apetite, logo, não atacarão o prato principal!

Sobremesas há muitas, incluam da vossa mente o ananás e a gelatina como sobremesa, ou se conseguirem evitar sobremesa, peçam logo o café, assim que sentirem o cheirinho já não vos apetecerá o doce.

Espero que tenham gostado das dicas, para mim já foi mais dificil resistir, principalmente quando vamos a casa de amigos, eu opto por levar sempre qualquer coisa ligth, uma sobremesa, tipo "farófias com adoçante", todos papam aquilo como se fosse a receita tradicional e deliciam-se, mas pior é quando os amigos também fazem sobremesas deliciosas tipo cheasecake, ou tarte de natas, ou bolo de brigadeiro enfim...

Malta força!
Boa Dieta, viva a alimentação Saudável!

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação Saudável


Olá malta,

Lanço-vos aqui um desafio: amanhã, sendo um dia importantíssimo, o Dia da Alimentação Saudável, vamos dar prioridade ao bem-estar do corpo, e não pensar no quanto aquele docinho nos faz falta para o cérebro... fiz-me entender?
Aqui ficam algumas dicas...

15 Regras para uma alimentação saudável

Adopte as regras alimentares que o tornarão mais saudável

Adoptar uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos sem sabor ou de refeições rotineiras. A variedade é uma regra a seguir quando se fala de hábitos alimentares sãos, pois só assim terá acesso a todos os nutrientes que necessita.
Lembre-se que uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quantidades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total calórico diário).
Posto isto, conheça as 15 regras alimentares que o tornarão mais saudável.

1. Coma, no mínimo, cinco refeições por dia. Ficar muitas horas sem comer costuma dar mau resultado. Se estiver muito tempo em jejum, na refeição seguinte irá comer mais e terá tendência para seleccionar alimentos menos saudáveis.
2. Comece bem o dia com um bom pequeno-almoço. É a refeição principal pois quebra longas horas de jejum e fornercer-lhe-á energia para todo o dia.
3. Quantidade não é sinónimo de qualidade. Reduza o tamanho das porções ingeridas, pois comer em demasia origina a obesidade e esta traz consigo variadíssimas doenças.
4. Dê preferência aos vegetais e à fruta: são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias, visto serem pobres em gordura e em açúcar. Recomenda-se a ingestão de três a cinco porções por dia.
5. Coma sopa antes do prato principal. Geralmente, a sua base são os legumes e é pobre em gordura.
6. Prefira as gorduras insaturadas, como o azeite e as que estão presentes no peixe e nos frutos secos, pois têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Por sua vez, as gorduras saturadas, que existem sobretudo nos enchidos e na carne vermelha, estão relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e também de alguns tipos de cancro.
Também muito prejudiciais para a saúde são as gorduras vegetais hidrogenadas ou trans, presentes nas margarinas, nas bolachas e nos fritos.
7. Escolha lacticínios magros em vez de gordos ou meio-gordos, reduzindo assim a ingestão de gorduras e ingerindo a mesma quantidade de cálcio.
8. Opte pelas carnes brancas. O peru e o frango têm menor teor de gordura que as carnes vermelhas, como a de vaca. Quando estiver a comer retire qualquer gordura que esteja visível.
9. Ingira peixe branco e azul. São ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3), que diminuem os níveis elevados de colesterol e são fundamentais ao bom funcionamento do cérebro. O salmão, a sardinha e o atum são uma excelente alternativa.
10. Evite os fritos, que são muito ricos em gordura. Cozinhar de forma saudável é fácil, para isso basta que aposte em alimentos cozidos, grelhados ou assados no forno ou então cozinhados a vapor ou escalfados. Nenhuma destas formas de cozinhar necessita de adição de gordura na sua confecção.
11. Opte pelos cereais integrais. O pão, massa, arroz e cereais têm mais fibra. Esta faz com que sejam digeridos de forma lenta pelo organismo e induz a saciedade.
12. Substitua as bebidas gasificadas e bebidas alcoólicas pela água, sumos naturais ou chá, mas sempre sem adicionar açúcar. Assim, ingere menos calorias.
Lembre-se que o açúcar, nutriente no qual são ricas as bebidas com gás e os doces, provoca picos altos de glicemia e o aumento de secreção de insulina e transforma-se rapidamente em gordura no organismo.
13. Reduza a quantidade de sal
que usa para temperar a comida e evite refeições pré-cozinhadas, muito ricas em sódio.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que não se ingira mais de 5 g por dia, pois o sal está associado à hipertensão e, consequentemente, às doenças cardiovasculares, para além de provocar a retenção de líquidos.
14. Planeie as suas refeições atempadamente.
Pode, por exemplo, fazer menus
semanais, assim não terá a tentação de comer alimentos pré-cozinhados, geralmente pouco saudáveis.
15. Mastigue lentamente todos os alimentos. Assim, melhora o processo digestivo e dá tempo ao cérebro de receber a informação de saciedade. Em média, este processo demora 20 minutos desde o início da refeição.

Bom fim de semana e Boa Dieta!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia de Pesagem! Dica do dia: mais proteína menos alface.


Olá malta,

Pois bem, hoje foi dia de Nutri e consequentemente dia de pesagem, a balança sorriu para mim... ehehe. Depois de tanto esforço senti-me compensada, sabe bem valer a pena, não sabe? Não quero que pareça batota, mas antes de ir para a Nutri pesei-me em casa, "nuinha" e em jejum, bateu nos 56,9kg. Como a consulta era às 10h30 tive que comer... e pesei-me vestidinha na nutri, bateu nos 57.3kg mas eu acho que o que conta é a 1ª pesagem! Não?? Lol (Nota-se que estou "Monstruada", certo?)
Bem a consulta correu bem e até arrisquei facultar o Blog à Cátia (a minha Nutricionista) para ela poder ver as asneiras que vou fazendo e escrevendo!
Esta semana vou fugir um bocadinho aos batidos, mas é bem gostosa a dieta desta semana... frango assado e mais frango assado à vontade!! Ehehehe...

Dica do dia: E eu que pensava que não havia truque melhor do que encher a barriguinha de alface e cebola para depois partir para o prato principal, pois é... nada disso, a porção de proteína (de preferência magra, tipo FRANGO, ehehe) deve ser maior do que a porção de legumes!! Toca a comer frango assado malta, ou cozido, de preferência sem acompanhamento.

Quero saber das vossas novidades, ainda ninguém ganhou coragem para postar o peso? Ahaha, vá lá assumam esse compromisso e tornem o fardo mais LEVE, literalmente!

Boa Dieta!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

9 alimentos imprescindiveis... "Prevenir"


Pessoal,

Descobri há cerca de 2 anos, uma revista, na qual fiquei automaticamente víciada... "Prevenir".
Está dividida por seções como por exemplo, Saúde, Bem-Estar (as duas áreas mais ligadas à Psicologia, logo, as que mais me interessam) Alimentação, Beleza e Em Forma (o que interessa a toda a gente).
Aconselho vivamente a leitura dos artigos, dado que as fontes são válidas, fidedignas e cientifcamente comprovadas, passando a publicidade, o site é muito bom, apesar de não contemplar a matéria que vem nas revistas, deixo-vos o link...


Quanto à revista a deste mês é fantástica porque possui artigos tais como: "Retenção de Líquidos: As melhores estratégias para prevenir e tratar", "Vença o cansaço: 6 alimentos obrigatórios" e "19 mentiras que engordam". O que acham? No mínimo interessante!

Deixo-vos uma informação que me parece fundamental para a nossa Saúde

9 alimentos imprescindíveis

O que não pode faltar na sua lista de compras (vem mesmo a calhar, no seguimento do post http://adietadajo.blogspot.com/2011/09/onde-comeca-dieta-aceitam-se-sujestoes.html)

Para elaborar as suas refeições, necessitará de muitos mais alimentos (tomate, carne magra, leite magro...), mas estes nove que se seguem são imprescindíveis do ponto de vista nutricional e fáceis de cozinhar.

Na prática, não só o ajudam a manter-se elegante como protegem a sua saúde. Não abdique deles!


Linguado

Deve fazer parte da sua lista alimentos favoritos porque é um peixe magro e, portanto, uma fonte saudável de proteínas. Sempre que possível evite os panados.Cozinhe-o na chapa, na grelha, coza-o ao vapor ou asse-o no forno. Substitua-o por garoupa ou pescada.

Kiwi
É um fruto saciante, diurético, laxante e tem muita vitamina C. Consuma-o sozinho ou em salada. É ideal para comer a meio da manhã ou da tarde, para petiscar.

Feijão verde
Tem muita fibra e oferece um efeito saciante, devendo ser consumido cozido ou salteado com um fio de azeite, para acompanhar peixe ou carne, ou na sopa.

Frango
Sem pele, é a carne que menos engorda (como o peru e a vitela branca) e pode cozinhar-se de muitas formas, nomeadamente cozido, estufado, assado... (mas sempre sem pele). Acompanhe com  salada ou legumes. Evite os molhos.

Chá
É uma bebida pobre em calorias e em sódio, que, consumida com moderação, não acarreta problemas para a saúde.Favorece a eliminação de líquidos e toxinas. Mas cuidado com os «chás para emagrecer».«Devem ser ingeridos, no máximo, durante um ou dois meses seguidos e, se possível, intercalando com água», recomenda Iara Rodrigues, nutricionista.

Beba 1 litro de água por dia e os restantes meio litro ou um litro através de chás de ervas (sem açúcar) e frutos e sumos naturais.

A nutricionista aconselha: «Não exceda esta quantidade (o chá promove a diurese e, por conseguinte, pode privar o corpo de minerais valiosos) e, após a refeição, fique-se por uma chávena (porque promove a distensão gástrica)».

Espinafres
Contêm cerca de 90% de água, uma quantidade importante de caroteno (provitamina A) e de vitamina C e apenas 2% de açúcares.Por isso, são pouco energéticos: 20 kcal por cada 100 g. Quanto à fama de serem ricos em ferro, convém esclarecer: «90% do ferro que contêm não é absorvido pelo nosso organismo, pois só assimilamos 10%!»
Por outro lado, as nossas necessidades de ferro são muito limitadas e podem ser perfeitamente asseguradas por outros alimentos», assegura Iara Rodrigues.

Devem ser consumidos bem frescos, pois as suas folhas fermentam muito depressa. Coza-os em água ou a vapor. A opção em esparregado deve evitar-se caso contenha natas ou molho bechamel, o que implica um aporte adicional de gordura.

Cereais
A sua fibra ajuda a formar o bolo alimentar. Em alternativa ao pão, coma todas as manhãs, ao pequeno-almoço, uma taça de flocos de aveia, milho, trigo ou arroz. Ingira-os com leite ou com um iogurte magro.

Arroz integral
É uma opção muito saudável pois tem mais fibra, mais fósforo e mais potássio que a sua versão original. Prefira-o cozido e acompanhado de vegetais.

Iogurte
Fornece cálcio e é benéfico para a sua flora intestinal. Consuma-o ao pequeno-almoço, a meio da manhã, lanche ou ceia. Prefira os iogurtes magros de aromas e evite as variedades meio gordo, com pedaços e outros ingredientes extra (são mais calóricos).


Boa Dieta!

Escrita em dia...

Olá malta!

O fim de semana correu super bem, portei-me muito bem apesar de não ter resistido ao pão no "Pequeno almoço de Rainha" que tive... foi tudo, menos, claro doces e fritos!
Pois bem a angústia esta semana é outra... a Monstruação... parece que a balança acompanha o nosso estado de espírito, incha desincha, contente triste, activa sonolenta, gorda magra... Bhhaaa... Help!!!!!
A verdade é que, é importante, principalmente nestas alturas não ceder a desejos e para colmatar esses picos: fazer desporto! Cheguei à conclusão que a melhor compra de toda a minha vida foi a bicicleta estática que tenho em casa, não há desculpas!

Conselho: coloquem-na num sitio em que "ela" esteja constantemente a seduzir-vos para perder uns quilinhos... e os chocolates escondam-os!
Amanhã é dia de pesagem, vamos lá ver como corre, na realidade a altura da "Monstruação" é a pior para nos pesarmos mas tem que ser!

cid:_1_04CFBBB404CF9EB00056A1DE802577B9

Espero não chorar com o resultado da balança...
Trago novidades amanhã!
Força para todas e continuem a seguir as dicas, obrigada por me enviarem as novidades detalhadas por email!

Boa Dieta

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Se elas conseguem, nós também conseguimos! Yes we can!




Malta...

Aproxima-se a parte mais difícil de todas as dietas... o fim-de-semana! E para não variar os jantares...
Como este fim-de-semana vai ser hiper romântico, com direito a jantar à luz das velas e respectivo pequeno-almoço, prometo que vou fazer um esforço para comer tudo o que existe de menos calórico e tentar não tocar no vinho, no máximo um copo de tinto... Quanto ao pequeno-almoço do dia seguinte, não não e não vou ao pão, seja preto, amarelo verde, enfim... pena não fazerem batidos personalizados nos hoteis! mas fica o compromisso...

Como inspiração ficam algumas imagens... nós também conseguimos!
Bom fim-de-semana!!



Atenção ao antes e depois, percebam bem o impacto dos açúcares na nossa vida...

jessica simpson weight gain
britney spears weight gain
oprah winfrey weight gaintyra banks weight gain
Convencidas?? eu estou, sobremesa nem cheirá-la!!
Boa Dieta

Dia de Pesagem! Dica do dia: No mínimo 6

Olá malta!

Venho um dia atrasada, mas a tempo de pôr a escrita em dia. Ontem foi dia de pesagem, e o balanço não foi sorridente mas foi positivo, dado que a semana passada não pude ir à consulta, há 15 dias atrás o peso era de 58.5kg, entretanto pesei-me durante a semana e cheguei aos 57.5, mas ontem quando subi bati nos 57.8kg... claro que fiquei triste, mas pensei positivo dado que estou na semana da TPM, mas ok, não há desculpas... ontem lá segui o novo menú à risca e hoje pesei-me em casa e em jejum e bati nos 57.3!!! Ehehehe... Lá está, quando nos sentimos frustrados temos tendência a voltar aos maus e velhos hábitos como por exemplo, pesarmo-nos todos os dias.
Ao fazer a análise pormenorizada do meu "Diário Alimentar" a nutricionista reparou que ando a comer pouco... pois bem, virou-se o "feitiço contra o feiticeiro", quando como pouco o meu metabolismo fica automáticamente lento, quando faço todas as refeições que a nutricionista me recomenda consigo emagrecer. Irónico não acham?
Dica do dia: no mínimo 6 refeições diárias, mais vale pouco mas muitas vezes do que poucas vezes mas um pouco mais, fiz-me entender? Espero que sim!

Hoje apresento-vos um exemplo de gráfico de controlo, para que possamos aprender a olhar para os resultados de uma forma ampla e generalizada, sim, porque eu sei o quanto é frustrante aumentar 200g depois de fazer uma semana inteira de esforço, mas mais vale ganhar 200g de vez em quando e ir perdendo uns quilos de quinze em quinze. Não podemos desmotivar, senão vejam...





Afinal o balanço é positivo!

Boa semana e boa dieta!

P.S: Nélinha, que pena não conseguires postares os teus excelentes resultados, bom como os da Carol, mas agradeço os email's com as novidades todas! Até 3ª amigas, boa continuação, já sabem atenção às compras!!