quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dica do dia: Chá de Anis!

Olá malta,

Já há algumas semanas, na casa de uma grande amiga, descobri o chá de Anis, eu experimento tudo e mais alguma coisa, sem receio provo o desconhecido, degusto o que é delicioso e tenho prazer em cheirar o que me traz boas recordações... aconteceu com o chá de Anis, assim que o cheirei lembrei-me de uns rebuçados que a minha avó tinha sempre em casa, provei em versão de chá e degustei-o até me fartar... o que não aconteceu.
Cansada de chá verde, vermelho, branco e de camomila, decidi agora beber este, pelo menos uma chávena por dia, todos conhecemos os beneficios do chá, mas também é importante variar para que possamos usufruir dos beneficíos de todos.
Aqui deixo algumas informações que me parecem interessantes e pertinentes para quem quiser exprimentar...

PRINCIPIOS ATIVOS:

Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral.

O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elobora o medicamento Tamiflu, um anti-viral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da "gripe aviária" e agora mais recentemente na "gripe suína".

A especiaria, originária da China e Japão, é usada na composição do antiviral Tamiflu (oseltamivir), apontado como um dos únicos medicamentos capazes de aliviar os sintomas da gripe suína ao impedir que o vírus se multiplique e invada outras células do organismo.

MEDICINA POPULAR

Na medicina popular a espécie é empregada há séculos para tratar problemas de falta de apetite (ups!!), dispepsias, gastrites, espasmos gastrointestinais e problemas respiratórios, sendo que a atividade expectorante já foi comprovada científicamente. Bebês e mulheres grávidas devem consumir com cautela.
ANIS ESTRELADO
O “Anis Estrelado” nasce numa árvore da mesma família da Magnólia,que pode alcançar cinco metros de altura e é a partir do seu “fruto” acastanhado em forma de estrela que se produz o, até agora, mais potente fármaco capaz de travar a propagação da terrível estirpe do vírus da gripe aviária – H5N1. A Planta existia apenas em quatro províncias chinesas, mas a sua cultura generalizou – se no mundo ocidental quando chegou a Europa pela mão dos ingleses.

Conhecido por ter um efeito antisséptico, anti – inflamatório, calmante, digestivo e diurético, o “Anis Estrelado” foi utilizado durante milhares de anos na Ásia Ocidental como tempero para alguns pratos e mais tarde como tratamento medicinal, e em recentes pesquisas apontam como a nova arma contra a Gripe H1N1 (Gripe Suína).

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ANIS ESTRELADO

O chá de Anis estrelado é indicado para: gripes, cólicas, nauseas, doenças da bexiga, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante, fluidificante das secreções brônquicas, anti-séptica, aromática, calmante, carminativo, digestivo, diurético, estimulante, estomáquico....


É sonífero, abre o apetite, acalma inflamações do estômago e é um antídoto contra mordeduras de escorpiões e, além disso, tonifica o coração, é expectorante, anti-séptico, cura os soluços, elimina o mau hálito. Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais.

O anis é uma planta digestiva e estimulante. Evita náuseas, enjoos e vômitos. Alivia cólicas, combate o reumatismo, é diurético, digestivo e estimulante. Usa-se contra dores nervosas, catarros, tosse crónica e digestões lentas.
Boa Dieta!!