sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HELP!!



Oi malta...

Desde já agradeço a força e motivação de todas... Caroço: gostei da dieta, básicamente igual à da minha nutricionista, estou um pouco cansada desses modelos, e ansiosa de começar a minha Pós-Graduação em Nutrição e Dietética para aprender a gerir "as minhas dietas" e personaliza-lás ao máximo, dado que já nem tudo funciona comigo, dei cabo do meu metabolismo com as loucuras que fiz... mas enfim! Obrigada pela ajuda e pelos conselhos... :)
A "Prevenir" do mês de Novembro já está nas bancas, adivinhem qual é um dos artigos de capa? Uma das minhas dietas favoritas a "Dunkan", aquela à qual todas as estrelas de Hollywod aderem.
Há um ano atrás fiz durante algum tempo e deu bastante resultado, acho que vou fazê-la novamente... a revista explica muito bem!
De qualquer forma deixo os princípios nos quais a Dieta se baseia.

Origem da dieta Dukan

A dieta Dukan nasce pela mão do médico francês, especialista em nutrição, Pierre Dukan com a intenção de ajudar todas aquelas pessoas com problemas de excesso de peso.
O Dr. Pierre Dukan é o autor do livro “E não se emagrecer?”.
A Dieta Dukan é uma dieta hiper proteica, ou seja é rica em proteínas e pobre em gorduras e carboidratos.

As 4 fases da dieta Dukan
  • Fase de ataque: durante esta primeira fase da dieta Dukan, que dura entre dois e quatro dias, apenas se pode comer proteínas puras. Desta forma consegue-se uma rápida perca de peso. Os alimentos que se podem comer nesta fase são: Carne, todo tipo de peixe e mariscos, ovos, tofu, presunto e produtos lácteos magros.
  • Fase de velocidade de cruzeiro ou de introdução das hortaliças: esta fase durará até que se alcance o peso desejado. São consumidos os mesmos alimentos que na fase de ataque, mas acrescentando verduras e hortaliças. Nesta fase alterna-se um dia em que apenas de pode comer proteínas com outro em que se junta as hortaliças e as verduras às proteínas. Nesta fase ainda é proibido comer leguminosas, cereais, batatas, ervilhas e abacate.
  • Fase de consolidação: esta fase tem uma duração de 10 dias por cada quilo que se tenha perdido. Com isto pretende-se evitar o efeito de recaída. Os alimentos que são proibidos durante a sua duração são: pão, queijo, batatas, arroz, milho e frutas. Aqui a pessoa pode comer a seu gosto (com moderação) duas vezes por semana.
  • Fase de estabilização: nesta fase volta-se a uma alimentação normal, sempre muito equilibrada. Existe um requisito que se deve cumprir sempre, se se quer evitar recuperar os quilos perdidos, deve-se escolher um dia por semana onde se leva a cabo a primeira fase da dieta Dukan. É uma medida que vai ajudar a não ganhar peso.
Desde o inicio da dieta dukan deve-se beber 1,5 litros de líquidos por dia, água, chá ou qualquer outra infusão que não deve ter nenhum açúcar.
Também se deve tomar todos os dias farelo de aveia que se pode comer misturado com leite ou com iogurte.
Se quer mesmo obter os melhores resultados, deve também acostumar-se a caminhar todos os dias durante 20 minutos ou 30 minutos.

Vantagens da dieta Dukan

Estas são algumas das vantagens proporcionadas pela dieta Dukan:
  • Uma perca rápida de peso no primeiro mês.
  • Apenas são consumidos alimentos naturais.
  • Preserva a massa muscular.
  • O consumo de proteínas acalma a sensação de fome.
  • A lista de alimentos permitidos é extensa.
  • A dieta Dukan é fácil de seguir mesmo que se coma fora de casa.
  • Na terceira fase é permitido, duas vezes por semana, comer o que se queira.
  • Com a fase de estabilização e consolidação tenta-se evitar o tão temido efeito de recaída.

Inconvenientes da dieta Dukan

A Dieta Dukan, como quase todas, também apresenta alguns inconvenientes que se tem de ter em conta se for seguida:
  • A rápida perda de peso pode provocar uma carência de vitaminas, fibras e sais minerais. É possível que seja necessário tomar suplementos alimentares.
  • Devido ao consumo exclusivo de proteínas na primeira fase pode surgir cansaço ou esgotamento.
  • Quando se toma tantas proteínas é possível haver dificuldades nas idas à casa de banho.
  • A perda rápida de peso pode provocar fadiga.
  • Podem aumentar (momentaneamente) os níveis de colesterol.
  • Se não forem seguidos todos os passos da dieta é fácil recuperar o peso perdido.
  • Não há ingestão de gorduras saudáveis.

O nosso conselho

Sempre que se segue uma dieta proteica, como a dieta Dukan, estamos a sobrecarregar o fígado e os rins pelo que é recomendável tomar uma infusão hepática e renal após as refeições.
Como sempre o nosso conselho é que se decidir perder esses quilos a mais, a primeira coisa que deve pensar será em consultar um bom profissional que oriente e aconselhe sobre qual será a dieta mais adequada para si.
Continue sempre a fazer (mesmo quando não está a fazer dieta) uma alimentação saudável e equilibrada. Pratique diariamente algum tipo de exercício físico e conseguirá manter um peso correcto.

Boa Dieta e Bom fim de semana!

P.S: Tenho que confessar... tive um convite irrecusável para almoçar, fui a um rodizio, mas só comi carne magra e legumes... mas cedi a uma tarte de maçã na desert (no máximo ingeri 300cal, mas mesmo assim é muito para mim, ai ai ai)... no entanto compensei durante todo o dia, ou seja, descompensei... vá de galõezinhos lol!

(DES)Ânimo...

Olá malta,

Já deu para perceber que ando desanimada... pois é, faltei esta semana à Nutri e por isso decidi começar uma dieta das "minhas", o pior é que, se não resultar a coisa complica... Voltei ao meu maior pesadelo, a contagem calórica, sendo que contá-las é o que me faz sentir melhor e mais tranquila quando estou nestas fases, regrido...

Aqui fica a dieta do momento:
Pequeno-almoço (9h30)
Chá diurético
2 fatias de pão integral (Lidl ou Pingo Doce, as calorias são práticamente as mesma 58 por fatia, há séculos que não comia pão, estava a morrer de saudades!)
Fiambre de perú (como estas são bem fininhas, decidi pôr 4 ou seja (12x4) 48 calorias)
1 colher de creme ligth para barrar (o do Lidl é fantástico só tem 61 cal por 100g, logo uma colher de chá qu)e são mais ou menos 15g dá cerca de 9 cal, e é bem delicioso).
(Total: 173 cal)

(Isto já foi, agora o objectivo é o seguinte...)
Merenda da manhã (11h)
2 bolachas de arroz (2x27cal)
(Total: 54cal)

Merenda da manhã 2 (12h)
1 yogurte natural magro (os do Lidl são maravilhosos porque apenas têm 31 cal por 100g, logo 1 copo de yogurte de 125g tem apenas 38 cal)
(Total: 38 cal)

Almoço (13h/13h30)
Salada de atum com:
Rucúla (5cal+/-) + Agrião (5cal+/-) + Cebola (20 cal) + Atum ao natural (80cal) + 2 tomates chucha (25x20 50cal) + Azeite (1 colher de sopa 90cal, pois é... o azeite também conta) + Vinagre + Sal + Oregãos
(Total: +/- 250)

Lanche 1 (16h30)
1 maçã verde (65/70cal)

Lanche 2 (18h30)
1yogurte magro natural (38cal) + 1 chá verde

Jantar (20h30)
Rucúla (5cal+/-) + Agrião (5cal+/-) + Cebola (20 cal) + Azeite (1 colher de sopa 90cal) + Vinagre + Sal + Oregãos + 2 crepes de legumes no forno (80x2=160cal)
(Total: 260cal)

Se houver...
Ceia:
Chá verde

(Total do dia: 173+54+38+250+70+38+260= 883 cal)

Vejam http://adietadajo.blogspot.com/2010/07/calorias.html aqui perceberão muito bem a lógica da gestão de calorias!

Boa Dieta!