quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Registro Alimentar?



Olá malta,

Por vezes é dificil, quem não "está por dentro", perceber os contornos e as estratégias que utilizamos para atingir os nossos objectivos... pois é, não é fácil explicar a quem se está a borrifar para o peso, que o nosso "Caderninho de estimação" é importante e faz parte da nossa rotina de manutenção de peso, não se trata de paranóia (como quem não sabe costuma dizer) ou de algum tipo de obsessão, a verdade é que quem já experimentou sabe que resulta e de patológico não tem nada! Verdade meninas?
Pois bem, alguma informação com relação à importância de, quem quer perder ou manter o seu peso, ter um registo alimentar, senão vejam...

"Registro alimentar emagrece

Para fazer um registro alimentar basta fazer uma tabela anotando o horário de cada refeição, o alimentos ou alimentos ingeridos e a quantidade, o mais aproximada possível. Esse registro deve ser feito diáriamente e preferencialmente no decorrer do dia, ou seja após cada refeição. 
Está comprovado cientificamente que o uso de registros alimentares é a estratégia mais eficiente para a manutenção do peso.
No estudo publicado pela revista americana “American Journal of Preventive Medicine”, foram acompanhados 1,685 indivíduos adultos, maiores de 25 anos com excesso de peso e obesidade. Após seis meses de acompanhamento, verificou-se que os pacientes que utilizaram registros alimentares perderam mais peso e mantiveram melhor os resultados obtidos com o regime almentar, por mais tempo."

"Anotar TUDO o que você consome, durante algumas semanas, pode parecer chatice para alguns, mas é importância para as nutricionistas. O registro/diário é um símbolo do vínculo nutricionista-paciente, ou mesmo paciente-tratamento, ele reflete a predisposição do indivíduo a entrar no tratamento, e uma forma de permitir que o nutricionista acompanhe sua alimentação diária, uma vez que não pode acompanhá-lo 24 horas por dia.
O registro alimentar não é apenas um monitoramento por parte da nutricionista, mas também uma forma do indivíduo de visualizar aquilo que ele esta fazendo de errado, onde esta cometendo os excessos e falhas.
O ato de se alimentar envolve o humor, se estamos tristes comemos para diminuir a tristeza, se estamos felizes comemos para comemorar, quando brigamos com alguém comemos rápido e nem percebemos o que estamos comendo devido a fúria que sentimos.
Outro suporte adquirido com o diário alimentar e perceber algum problema psicológico, como transtorno alimentar, compulsão alimentar por exemplo.
Os locais onde a refeição esta sendo realizado e se existe alguma coisa que contribui para esse descontrole também e percebido com o diário, se come assistindo televisão, em frente a computador.

Os objetivos principais deste método é ajudar no tratamento para perda ou ganho de peso, permitindo que o paciente/cliente observe seus "erros".

Dicas:
-Faça essas anotações em cadernos ou até mesmo em computador, coloque os dados: data, horário, alimento e quantidade, e liste TODOS os alimentos, inclusive se adicionar açúcar ou adoçante em uma bebida.
-Inclua a quantidade de água que você tomou em cada dia.
-Se achar dificil dimensionar tamanho das porções desenhe, de exemplos, por exemplo, por exemplo carne do tamanho da palma da mão significa bife p cerca de 80g.
-Não adianta mentir ou omitir o consumo dos alimentos, lembre-se que isso é uma forma de ajudar você a chegar no seu objetivo! PROCURE UMA NUTRICIONISTA! "

Dica: Toca a comprar caderninhos, é interessante perceber e identificar o nosso comportamento alimentar, podendo inclusive ajudar a diagnosticar perturbações do comportamento alimentar.

Boa Dieta!