Hoje, para motivar as tais amigas, decidi acompanhá-las às compras no Hiper, correu bem! Com muito controle, claro!
Afinal, só comemos o que temos em casa, se rechearmos a dispensa com massas, bolachas, biscoitos, Chocapic, pipocas, chocolates, etc, é isso que vamos atacar quando tivermos fome, se rechearmos a fruteira com iguarias da época, o frigorífico com legumes frescos, sumos naturais, leite magro, yogurtes naturais magros, fiambre de perú ou frango, queijinho fresco, gelatinas e muita águinha, é isso que iremos atacar quando tivermos fome.
Pois bem, assim sendo, muitas vezes temos que aceitar que antes de "mudar" a comida, há que "mudar" a cabeça e a dispensa! Se pensarmos que em primeiro lugar está a saúde e não a carteira, não nos importaremos de oferecer os chocolates que temos guardados a alguém que os possa comer, com o tempo iremos-nos aperceber que esta coisa de comer bem, custa menos! E bem menos acreditem!
Senão, vejam e comparem (até parece o anúncio do Pingo Doce, passo a publicidade, lol), os yogurtes naturais são sempre mais baratos do que os de aroma, para além de terem menos corantes e conservantes, as carnes magras tipo bifes de perú, se cortados finos e sem gordura rendem mais do que costeletas de porco dado que o osso também pesa mas nós não o comemos, quanto ao frango se optarmos por cozer ou assar, podemos sempre aproveitar os restos para desfiar e pôr nas saladas, as bolachas sejam quais forem, saiem sempre mais caras do que as tostas integrais que acompanhamos com a fruta, para não falar dos cereais K e Especial não sei do quê, que estão cheios de açúcar e não substituem a bela da Aveia Integral que é baratissima (0.60€/pacote). Quanto às frutas, se optarmos pelas da época poupamos bastante, vá lá sabemos bem que a melancia este ano andou a 0.39€/kg!!
Ainda temos as excelentes opções dos legumes congelados, que ao contrário do que a maioria pensa, são por vezes, bem mais frescos que os não congelados, dado que o processo de tratamento e transporte dos legumes degráda-os e fá-los perder as vitaminas devido à oxidação, quanto aos congelados, estes tem que obedecer a um processo de congelação rígido e rápido que tem que ser feito até determinado tempo, imediatamente após a apanha! O Dr. Oz é que sabe!
Aqui vão algumas sugestões para os "Carrinhos de compras Saudáveis":
Deve haver muito pouco branco, desde massas, arroz, farinhas, açúcares, etc, convém que quanto mais escuros forem, melhor! Toca a apostar no pão preto! Água? aos litros!! Chá? Muito!!
- Legumes: Berinjelas, corgettes, cebolas, alface, rúcula, agrião, couves, cenouras, nabo, abóbora, alho francês, chuchu, etc.
- Enlatados e Congelados: Muitos cogumelos, rebentos de soja, atum em água, salsichas de frango, feijão preto, ervilhas, couve de bruxelas, macedónia de legumes, mistura chinesa, etc.
- Lacticínios: Leite magro, yogurtes naturais ou de aroma, mas magros, queijinho fresco magro.
- Hidratos de carbono: Tudo escuro!
- Fruta: da época, mas principalmente, laranjas, limões, maçãs com fartura, melancia, melão e muito ananás, ou em calda ou abacaxi, depende do preço do abacaxi, se estiver barato, usem e abusem!
- Carnes: Brancas e mais brancas! (ao contrário dos hidratos de carbono).
- Cereais e sementes: Aveia Integral, Cereais de Fibra, sementes de linhaça, lecitinia de soja...
Alimentos Proíbidos: Açúcar, doces, gomas, bolos, bolachas, chocolates (só está liberado o preto!), refrigerantes (só está liberada a Cola Zero), sumos, manteiga com sal, óleo, molhos, maionese, carnes gordas, sobremesas (só está liberada a gely 0%)... e tudo aquilo que já sabem!
Boas compras e boa Dieta!